Dicas de Pilotagem

Dicas de Pilotagem #5: Posição ideal para dirigir

Neste 5º vídeo sobre dicas de pilotagem, explico qual é a posição ideal para dirigir / pilotar. Essa dica vale tanto para pilotagem de carros quanto para pilotagem de kart.

Dicas de Pilotagem #5: Posição ideal para dirigir

Olá pessoal tudo bem? Aqui é o Cristian, e no vídeo de hoje a gente vai falar de uma coisa um pouco mais básica, mas muito muitíssimo importante que é a posição ideal para você dirigir, seja um carro ou um kart, ou mesmo até um formula.

Então vamos lá pessoal, com relação ao encosto do banco. O ideal é que ele fique numa posição próxima a da vertical (claro que vertical é muito desconfortável), mas uma posição perto da vertical e de maneira que você tenha a maior superfície possível do seu corpo apoiada no banco. Isso faz você cansar menos, ou seja evita pontos de pressão mais forte e o ajuda a você estar relaxado na hora de dirigir sem tencionar nenhum musculo além do que precisa.

A distância que o encosto do banco precisa estar do volante tem que ser esta: A dica que todo mundo fala (muito válida) é você estando encostado no banco, estica os braços, e com os braços esticados, o seu punho precisa estar no topo do volante. Mas por quê? Porque quando você voltar as mãos ao volante e voltar na posição certa para dirigir, o seu cotovelo vai ter uma curvatura um pouquinho maior do que 90 graus, 100, 110 graus – que é o que dá uma boa mobilidade para você esterçar sem ter que tirar o ombro do banco, do encosto do banco, etc.

Na questão do assento também, o certo é você levar o assento de uma maneira de que você possa pisar na embreagem se o carro for mecânico ou no pedal que for mais fundo, no caso o freio (se o carro for automático), de maneira tal que você chegue no máximo do pedal e sobre ainda uns 15, 20% de joelho ainda para você esticar. Se você está pisando no máximo e está esticando a perna, está muito longe, chega um pouquinho mais perto. Dessa maneira você tem alavanca, ou seja, você tem força na perna para apertar e você evita, vamos supor que você errou, vai bater o carro. Deus o livre, vai dar algum problema, você num impacto você não trava o seu joelho. Então essa é uma questão de segurança muito importante. E como no assento o ideal é que você fique com o bumbum o mais apoiado o possível, as pernas igualmente apoiadas com a maior superfície de contato o possível. Por que que eu falei a maior superfície de contato possível algumas vezes? Porque o contato com o banco de uma maneira confortável vai te ajudar a interpretar quando que o carro está saindo de lado, está saindo de frente, está saindo de traseira, quando tem alguma coisa errada, ou seja, o teu corpo, a pressão que o banco exerce no seu corpo te ajuda muito a você interpretar o que está acontecendo com o carro. Então, quanto mais confortável você estiver nessa hora de pressão no banco, quanto menos pontos de pressão exercida no banco, mais longe você vai, ou seja, menor fadiga e mais mobilidade de braço e perna.

Ah, e um detalhe: Se você estiver no kart por exemplo, você precisa ter um pouquinho de perna para chegar no freio ou acelerador até o final sem a perna estar esticada tem que ter aí seus 15, 20% de joelho ainda dobrado. A questão do banco a mesma coisa!

Você precisa alcançar o volante, e conseguir virar o kart sem você ter que esticar o braço e tirar ou desencostar o ombro do banco, pois se você estiver desencostando do banco, está muito longe. No meu caso eu sempre quando tem um kart de aluguel por exemplo eu vou mais pra frente o possível porque eu também não sou um cara tão alto assim.

Bom, vamos lá agora na questão da posição ideal de segurar o volante:

Imagina só que aqui é o volante (um relógio analógico). Imagina a posição do relógio de 10 para as 2 . um ponteiro no 10 e outro ponteiro no 2. Nesses lugares vão os 2 polegares, um polegar vem aqui no 10 e o outro polegar vem aqui no 2. Aí você vai segurar o volante como você segura um copo d’água, você não precisa segurar com muita força não. E obviamente quando você estiver andando, se você estiver um pouco ansioso e com “aquela garra” de querer ser rápido e tal, se você notar que você está segurando mais forte do que precisa, levante os polegares. Quando você levanta o polegar você forçadamente da uma relaxada nos dedos e aí você evita de ter a fadiga táo cedo nas mãos.

Agora, importantíssimo falar que quando você segura o volante no carro para dirigir (ou mesmo no kart), você precisa segurar o volante de maneira espelhada, ou seja, sempre igual, sempre paralelo. Paralelo no “10 pras 2” do relógio, tá?

O porque disso é que, se você fizer uma curva, vamos supor que você freou, virou e o carro começou a sair de traseira, você terá que fazer o contra esterço, ou seja, virar ao contrário para corrigir e consertar o carro. Imagina que você está em uma velocidade alta em uma curva de alta, se tiver um carro aí a uns 140, 150 por hora. Escorregou, a hora que veio a reação você corrigiu como você trouxe a traseira pro lugar certo de novo quando a traseira estiver exatamente no eixo que você precisa estar, você precisa estar com o volante exatamente reto e acelerando. Se você estiver a mais, o que que vai acontecer, ele vai chicotear a traseira para o outro lado. E aí cara, chicoteou uma vez, você não arruma mais direito… E se arrumar vai demorar um tempão para você retomar seu trajeto na pista. Então é muito importante que seja paralelo para que a sua noção de reto seja imediata e você acerte o volante o mais rápido o possível. Ou seja, virei, escorregou, estou corrigindo, a hora que está voltando pro meio eu preciso estar com o volante reto rápido. Deu pra entender? Então quanto mais fácil for de você identificar o reto, mais rápido e menos risco você vai ter.

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