Pilotagem de Kart

Quanto Custa Correr de Kart – Parte 2

Neste segundo vídeo (de 3), falo um pouco mais sobre os custos envolvidos para correr de kart, particularmente para o Racing Club (SP) e Pro500, do KGV.

Pilotagem de Kart: Quanto Custa Correr de Kart – Parte 2

Então você sabe realmente quanto custa pra andar de kart?

Olá pessoa, tudo bem? Aqui é o Cristian… Então conforme eu falei alguns dias atrás, eu fiz a primeira parte do vídeo sobre custos de kart. Onde eu falei um pouquinho do indoor que seria a porta de entrada, mais barato. E depois falei um pouquinho do Parolin que começa a se aproximar de uma coisa mais profissional.

Vou continuar a segunda parte agora, falando do Racing club e do pró 500. Vamos lá?

Racing Club é um clube que tem aqui em são Paulo de organização particular que se assemelha alguns campeonatos do F4 (ou F400) em torno aí do Brasil.

Já não é um campeonato oficial, porém são kart de motor 4 tempos preparados que dão mais ou menos 17 hp. O kart é próprio, ou seja, o kart é seu. Não é aluguel, e a organização do Racing club é contratada. É uma organização particular, quem organiza atualmente é o Beto Nini (instrutor muito bacana, organizador sensacional), vale a pena vocês se quiserem experimentar, entrar em contato com ele.

Aí começa a ser um pouco maior a estrutura de custos. Você vai ter que comprar um kart. Um kart pra andar no Racing club está em torno de 8.500 reais. Ou você vai gastar um jogo de pneus mg vermelho que custa em torno de 500 reais a cada 6 corridas. E a manutenção total que inclui a estrutura de equipe pra cuidar, a inscrição das baterias e a manutenção do kart 780 reais por mês.

Você faz as contas aí você vai ter mais ou menos quanto você gastaria pra andar nessa turma.

Pontos a favor:

A organização e a qualidade do equipamento, porque o kart é seu e você sabe aonde você está sentando. A organização é muito bem feita então tem classificação, a corrida, os karts estão sempre parelhos. Tem um equilíbrio muito forte de disputa. Por exemplo, tem 10 pilotos no mesmo décimo nas corridas!

As corridas são semanais e à a noite, então se você trabalha e tem fim de semana complicado por causa de família ou algum outro problema, você pode correr semanalmente a noite. Então é um opção bacana de equipamento melhor, porque é próprio pra você participar numa coisa com mais empolgação.

O que que eu acho que são pontos contra: Manutenção é um pouco onerosa demais, porque o kart já é seu, se quebrar alguma coisa vai ter que comprar outro. Entortou o chassi, entortou um eixo, quebrou uma roda, alguma coisa do tipo. O kart não escorrega. Isso é um ponto contra pode ser contra só pra mim. Tem gente que gosta que o kart anda só no trilho…

Você nessas categorias parece uma centopeia, os karts todos grudados, o primeiro até o último no trilho sem escorregar, sem nada. Uma coisa boa até, é que se você dá uma errada na pista, passam uns 8, então você não pode errar!

E por enquanto que eu saiba um clubezinho bem organizado que nem esse, eu só vi em são Paulo… Se tiver mais pode deixar pode deixar nos comentários aí porque você até ajuda a divulgar, se mais gente quiser correr.

Item 3 vamos lá agora classe 4 aqui. Indo pro pro 500 do KGV, da Granja Viana, que faz parte da copa são Paulo:

Você vai utilizar karts de 18 hp, que são os mesmos motores 4 tempos só que com uma preparação um pouquinho melhor a carenagem no kart que dá até pra por um patrocínio.
Custos que você vai ter que arcar: Se você correr em duplas, em torno de 1800 reais por mês, a 3600 reais por mês se você for correr sozinho. Inclui um treino, classificação e corrida.

Não estão inclusos os jogos de pneu que você usa pra correr você vai gastar em torno de 500 reais cada jogo, e você tem que ter um jogo novo pra correr e depois você pode usar esse mesmo jjogo por mais um ou dois treinos. É legal você sempre ter um cacife a mais pra ter 2 joguinhos caso você precise, por mês.

O kart é fornecido pela equipe, ou seja, a estrutura já vem montada, e os motores são sorteados pela organização do KGV.

Pontos a favor: também assim como o do Racing club, a qualidade do equipamento, o equipamento é seu. Equilíbrio do campeonato: tem sorteio de motor, grids cheios, largam mais de 35 caras, é muito legal porque é um montão de gente correndo, e é o mesmo modelo que é utilizado nas 500 milhas. Então se você está correndo aqui e for campeão, você ganha algumas coisas pra te ajudar a correr nas 500 milhas.

E além disso outro ponto: tem a possibilidade de você arranjar um patrocínio, pois como você tem a carenagem e bastante espaço, já tem umas equipes bem organizadas, com patrocínio, coisa e tal… é uma coisa bacana de ver!

Pontos que eu não acho tão legal assim: O custo passa a ser alto. Cada vez que eu subo um nível vocês estão vendo que está ficando mais caro correr!

A manutenção e a reposição da carenagem (principalmente a reposição da carenagem), porque você encostou, ralou alguma coisa, ela quebra, ela acaba raspando no chão, prendendo o encaixe do kart e isso é uma coisa que você consegue reformar uma, duas vezes no máximo e então tem que jogar a carenagem fora. Então isso acaba sendo uma coisa mais onerosa do que você espera… Se você tem a falta sorte de pegar um motor fraco no sorteio você vai lá pro final do grid, porque as disputas são é sempre muito acirradas e o equilíbrio é bom.

Realmente passa aí em 2, 3 décimos uns 15 pilotos. É uma coisa bem bacana! A partir do pro 500 que é classe que eu estou explicando agora, daqui pra rente os campeonatos agora são oficiais, ou seja, tem a CBA por trás, tem um clube de automobilismo por trás, vistoriando e certificando que a coisa é bem feita de que tem norma, tem regulamento, tudo certinho. O que é um ponto positivo!

Bom pessoal aqui a gente chegou no nível 3 e no 4, vou ver se eu preparo mais uma última parte pra vocês, pra postar na semana que vem, falando um pouquinho da copa Rotax.
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Pessoal, um forte abraço, até mais!

– Citações do vídeo:

Mais informações sobre o Racing Club SP, acesse : www.racingclubsp.com.br

Mais informações sobre Pro500 – Copa São Paulo, acesse: www.kartodromodagranjaviana.com.br

Tem alguma dúvida sobre pilotagem de kart? Faltou algum detalhe que passou desapercebido nos custos de kart do vídeo? Comente no espaço abaixo!

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