Dicas de Pilotagem

Dicas de Pilotagem #3: Pra que servem as zebras na pista?

Neste vídeo sobre dicas de pilotagem, explico porque e para que servem as zebras nas pistas de corrida, mostro exemplos e mostro quando vale a pena utilizar a zebra para obter o melhor traçado. No final, uma dica sobre o traçado do Kartódromo Internacional da Granja Vianna.

Dicas de Pilotagem #3: Pra que servem as zebras na pista?

Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o Cristian e conforme prometido no último vídeo, e hoje eu vou falar um pouquinho sobre as zebrinhas, pra que elas servem, que tipo de zebra a gente encontra pelo caminho e a pergunta mais importante. A gente deve usar ou não parar anda mais rápido? Vamos lá!

A zebras geralmente estão nos pontos onde provavelmente o kart ou o carro vai estar em uma entrada, tangencia ou saída de curva. Se a gente olhar, vou pegar aqui por esse exemplo: A gente já sabe da regra e da exceção como eu já expliquei sobre o traçado, você vem por fora parar contornar a curva, então se a curva é pela direita você vem pela esquerda. A zera vai estar aqui, na parta aonde você pode tangenciar e passar pelo ápice, ela pode estar do lado interno, e nas saídas de curva ela vai estar no lado externo. A mesma coisa funciona pra ambos os lados.

Ela vai estar na aproximação da curva pelo lado eterno, ela vai estar no lado interno nomeio da curva e na saída de curva ela vai estar pro lado de fora.

Na aproximação dessa aqui do lado externo, dentro da curva do lado interno e após a curva do lado externo idem pra cá e pra cá. Todo bom kartódromo ou autódromo tem zebra esperando pra você apoiar. A função das zebras na pista é justamente te ajudar a se manter na pista, ou seja, se você errou um pouquinho, fez a curva um pouquinho mais rápido do que gostaria, está escorregando chegou no limite da pista e vai cair na grama, tem a zebrinha lá pra ajudar.
Geralmente ela te segura e te mantém no limite do traçado do asfalto.

É claro que nem toda zebra faz isso. Por quê? E aí a gente vai começar a observar que existem alguns tipos de zebra, a zebra que tem inclinação positiva, ou seja, se a pista está aqui, a zebra é inclinada pra cima, essa realmente te ajuda a você não escapar quando você está em uma série de curva. Você já passou da curva, já está acelerando… ela te ajuda a você a não escapar.

Do lado de dentro, a zebra interna, quando ela tem inclinação positiva: quando você aponta o kart ou o carro pra lá, se você pega ela, ela pode dependendo do grip que ela tem, da aderência que ela tem,te segurar, e aí ela vai ser positiva porque ela vai te trazer pra dentro. Ou ela pode acabar te jogando pra fora e isso não é bacana, não convém você pegar. No caso de zebras que estão exatamente alinhadas coma pista, elas não tem nem inclinação positiva ou negativa, são as que eu chamo de zebra neutra. É uma zebra que se você puder cortar caminho, atropela mesmo, porque ela vai te favorecer. E tem a zebra que tem inclinação negativa que é raro de ver, mas eu já vi acontecer. Por exemplo a pista está aqui e a zebra está voltada um pouco pra baixo. Se esse tipo de zebra é uma zebra interna, arisca pegar porque provavelmente você vai estar ganhando tempo. Desde que ela não seja exageradamente baixa e você acabe raspando a barriga do carro (ou do kart) no chão, o que vai te prejudicar mais do que ajudar. Isso vale também pra zebra de inclinação positiva. Tem zebra que vale a pena mesmo ela tendo uma inclinação positiva você atropelar porque ela acaba não estragando o teu percurso e não deixando o kart mais lento. Algumas zebras acabam te posicionando, e outras acabam jogando você para o lado oposto ao que você quer ir.

Falando agora um exemplo bem prático. Kartódromo da grana Viana em são Paulo. Quem anda lá e já andou algumas vezes sabe que tem uma zebra lá que é o último “S” antes de você entrar na reta principal, que se você não pegar a zebra, não vem tempo… E não adianta: pra você andar rápido, você tem que passar por cima lá. No resumo pessoal, o que vale é a experimentação. Observa… a zebra não é exageradamente alta, não é um tijolo, não é um buraco, você pode passar por cima dela que você vai ganhar tempo. E mais uma dica: Tem zebra que tem estrias e zebras que são lisas. As zebras lisas, pode pegar que você corta caminho. A zebra estriada nem sempre ajuda.

Veja os exemplos no vídeo acima: Tá vendo, isso é um exemplo de zebra que você não pode pegar, de jeito nenhum…

Por hoje eu acho que é isso. Se você gostou do vídeo, clique em gostei, se você gostou do que eu estou falando, do assunto, por favor se inscreva no canal, isso me ajuda muito no posicionamento dos vídeos no Google, ok?

E gente, se vocês tiverem algum comentário, alguma sugestão, por favor deixa no comentário aí em baixo, eu vou ler os comentários e geralmente eu respondo todos. Muito obrigado pessoal, até mais… um abraço!